Fácil, bonito e gostoso! Esse brócolis assado é, para mim, uma salvação na cozinha. Para aqueles dias em que você tem pouco tempo para resolver o almoço, mas não quer comer legumes sem graça. Aliás, eu nunca acho legumes sem graça. Mesmo a couve-flor mais branquela só no vapor é capaz de me fazer feliz. Mas, para salivar mesmo, capricho nos detalhes. Pode ser um molho, ervas frescas, conservas, especiarias. Ou o diferencial pode estar também na técnica: sair da forma trivial de preparar um legume já acrescenta, na hora, muitos pontos de “interessância”. É a diferença entre você olhar para um legume com cara de comida de dieta (cruzes!) ou, em vez disso, enxergar um prato caprichado, digno de ser o protagonista do almoço.
O brócolis assado funciona bem assim. Sai da categoria “ah, de novo isso” para “hum, que delícia”! Com a vantagem de ser muito, muito simples. Só não sei por que demorei tanto a fazer brócolis assado. Acho que são esses vícios que a gente traz não sei de onde de olhar sempre com os mesmos olhos para tudo. Mas, como nos últimos anos o forno virou o meu melhor amigo, acabei experimentando todos os legumes ao forno. E amando todos eles, como esse brócolis.
Então, o novo brócolis do dia a dia por aqui é assado. Basta temperá-lo com azeite, alho e sal (se quiser, uma pimenta-do-reino cai bem também) e levar para assar. Só assim já é uma delícia. Mas gosto de dar uma cor e um sabor a mais, com rodelas de limão. Gosto, em especial, do limão-capeta ou limão-cravo, aquele laranjinha. Mas funciona com qualquer limão e até com laranja. Aí é levar para assar por uns 20 minutos. As beiradinhas dos floretes vão ficar queimadinhas, um pouco caramelizadas e crocantes. Se você der a sorte de achar brócolis ainda com as folhas, não as despreze. Elas ficam deliciosas assadas, bem torradinhas. Depois de pronto, ainda gosto de espremer por cima o limão que foi ao forno para dar um toque ácido. Raspas de limão também fica ótimo. Ou, imagino, um pouco de parmesão ralado. E é isso: simples assim, cara nova para o brócolis de toda semana.
- 1 maço de brócolis comum
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 3 dentes de alho
- sal
- 1 limão-cravo
- uma pitada de pimenta-do-reino (opcional)
- Preaqueça o forno a 190 °C.
- Separe os floretes do brócolis, mas mantenhas as folhas.
- Corte apenas os talos mais grossos, que são muito fibrosos.
- Descasque os dentes de alho e pique-os em fatias não muito finas.
- Numa tigela, coloque o brócolis e tempere com sal, azeite, alho e, se quiser, pimenta-do-reino.
- Misture bem para o brócolis pegar o tempero.
- Passe para uma assadeira grande e espalhe bem, sem empilhar os floretes de brócolis.
- Corte o limão em rodelas e as distribua sobre o brócolis.
- Leve para assar por cerca de 20 minutos, até as pontinhas do brócolis estarem caramelizadas, douradas e crocantes.
- Tire do forno, esprema o limão por cima.
Deixe um comentário