O Cozinha Tropical ganhou uma nova edição, agora com inspiração asiática! A ideia do projeto é dividir o que aprendo, vivencio, pesquiso e cozinho, sempre com o olhar para os sabores de cozinhas tradicionais de países tropicais. Desta vez, o cardápio foi totalmente inspirado nas últimas férias, que passamos explorando as paisagens, a cultura e a comida do Laos, do Vietnã e da Malásia. Aquele canto do mundo é um dos meus preferidos e quis passar um tempo lá bem dedicado a entender melhor a comida local. E foi muito bacana para poder mergulhar de verdade naqueles sabores, ao mesmo tempo, tão diversos quanto semelhantes aos daqui.
No Sudeste Asiático costumam dizer que é preciso algo muito mais instintivo que apenas um livro de receitas para cozinhar bem a comida local. São a língua, os sentidos e, claro, um tanto de experiência e conhecimento que vão te ajudar a temperar. E é complexo, envolve chegar ao equilíbrio entre o sal, o picante, a acidez, o doce e o umami.
Um pouco dessa magia foi o dividi com a primeira turma do Cozinha Tropical — sabores do Vietnã e da Tailândia, no sábado 3 de agosto. Foi incrível! Começamos o dia com um passeio virtual pelos mercados do sudeste asiático para sabermos mais sobre como compram a comida, o que está na mesa deles no dia a dia, o que é comum para eles e, mesmo estando nos nossos quintais, é pouco explorado aqui, como as ramas de maracujá ou batata-doce ou o coração de bananeira. Depois fomos para a horta explorar esse olhar do “não trivial” e colhermos ervas frescas e plantas não convencionais para completar o cardápio. E, então, hora de todo mundo ir para a cozinha e colocar a mão na massa para aprender um cardápio com receitas típicas locais.
Teve salada de mamão verde, um clássico da região, que, na versão vietnamita, leva também coração de bananeira; panqueca crocante, com cúrcuma e leite de coco (sem trigo, leite nem ovos) servida como um rolinho vietnamita; peixe com um tempero delicioso de capim-limão e grelhado na folha de bananeira; e duas versões da sopa thai mais famosa, a tom yum, uma vegetariana, com tofu e cogumelos, e outra com camarões. Para completar a típica mesa vietnamita, arroz jasmim, refogado de ramas de batata-doce e conserva de nabo e cenoura.
A turma, animada, cozinhou, brindou, se divertiu. A descontração faz parte também das nossas vivências! Sorte a minha reunir sempre uma turma bacana e, desta vez, cheia de amigos para confraternizar ao redor da mesa. Ao final, como é tradição, aquele almoço gostoso com todo mundo reunido, um bom papo e, claro, todos os pratos que fizemos juntos no dia. Tão bom que, em breve, repetiremos a dose!
Deixe um comentário