Eu já disse aqui que leite de coco é um dos itens que não faltam na minha cozinha. É como uma fórmula mágica: você mistura um ingrediente simples com ele e o resultado é delicioso. Pode ser qualquer coisa, funciona tanto para pratos doces quanto salgados, em todas as refeições. Fica ótimo com arroz para uma sobremesa com manga à moda tailandesa, com especiarias para um leite quente antes de dormir, com aveia para um mingau nutritivo de manhã. Mas com os legumes é que ele surpreende mesmo: abóbora, cenoura, beterraba, couve-flor, batata-doce e até taioba ganham outra camada de sabor quando acompanhados da cremosidade do leite de coco. Por isso, ele é tão curinga! Vai com tudo e tem o poder mesmo de transformar as refeições do dia a dia, dando outra cara ao que já temos na geladeira.
De todas as receitas que faço com o leite de coco, talvez a campeã no quesito “eita, que diferença que faz” seja o purê de banana-da-terra. Isso porque é praticamente banana e leite de coco e o resultado é incrível. Tenho uma tia difícil para comer. Mineira, ela gosta do biscoito frito dela, do café feito chá e com açúcar, do biscoito de polvilho da vizinha, da broinha de fubá da minha avó, do arroz com feijão de todo dia. Confesso que cozinhar para ela é um desafio. Logo eu que adoro um tempero, umas ervas e especiarias, tenho que me conter. Os temperos para ela são mais básicos. Não posso abusar do coentro, muito menos da pimenta. Nomes e sabores mais exóticos são sempre vistos com desconfiança, embora ela tenha adorado o bacalhau ao curry que fiz no Natal. Eis que ela animou e veio, com minha avó e as outras tias, nos visitar dia desses. Casa arrumada, flores, cartão, um quarto só para ela, afinal, era novidade ela tomar um avião só para vir nos ver. Mas e o cardápio?! Pensei, pensei e ainda fiquei na dúvida em como agradá-la. Aproveitei que minha mãe também estava nos visitando e deixei que ela decidisse boa parte do primeiro almoço com a casa cheia. Eu queria, porém, cozinhar algo. Mesmo que fosse simples.
E daí me veio a ideia do purê. Ele é exatamente isso: um prato simples, de sabores básicos, mas nada tão óbvio assim. Tem a doçura e a textura da banana-da-terra, que já são um pouco diferentes das da banana prata ou nanica, mais comuns; tem a cremosidade e o sabor delicioso do leite de coco; tem um pouco de ardido do gengibre, bem de leve que é para não ofender paladares mais sensíveis. E foi um sucesso! Minha alegria foi vê-la comendo a última colherada do purê e só então perguntando do que era. “É de banana com leite de coco, tia”, respondi. “Hum, mas é bom demais”, resumiu bem ela. Pronto, o purê ganhou status de salvador dos almoços em família aqui em casa!
Para fazer o purê, use bananas-da-terra maduras. Ao contrário das outras bananas, essa só amadurece quando a casca está escura. Use ela, então, já com a casca com pintas pretas, mas cuidado para não deixá-las passar do ponto (quando elas ficam bem moles, com a casca toda preta e quase estragando). Se ela estiver com cheiro de álcool, por exemplo, é sinal de que já passou do ponto para o purê. O outro segredo é usar leite de coco feito em casa. Faz tooooda a diferença, como eu já contei neste post, em que mostro como é fácil e prático fazer o leite de coco caseiro.
O gengibre e, se quiser, umas gotinhas de limão ajudam a levantar os sabores. Assim como uma pitada de leve de pimenta baniwa, se gostar. É um prato que acompanha bem peixes e frutos do mar. Com uma moqueca, então, substitui muito bem o pirão; e com siri ao curry tailandês é um espetáculo. Aliás, ele é bom o bastante em qualquer cardápio.
- 4 bananas-da-terra maduras (cerca de 700 g)
- ½ xícara (chá) de leite de coco caseiro
- 2 colheres (chá) rasas de gengibre descascado e ralado
- sal
- limão (opcional)
- pimenta baniwa (opcional)
- Corte cada banana-da-terra em três pedaços, mantendo a casca, e leve para cozinhar em uma panela média com água até cobrir as bananas.
- Cozinhe até elas estejam bem macias. Quando as bananas começarem a sair para fora da casca, estão no ponto.
- Passe as bananas sob a água corrente fria e, com a ajuda de um garfo, descasque-as.
- No liquidificador, junte as bananas, um pouco do leite de coco, o gengibre e o sal. Prefiro adicionar o leite de coco aos poucos para chegar à textura de que eu gosto. Dependendo do tamanho das bananas e da textura de que mais gostar, às vezes, vai mais um pouco de leite de coco.
- Bata até o purê ficar bem liso.
- Prove e ajuste a textura e os sabores: mais leite de coco, sal, gengibre. Se quiser, adicione umas gotas de limão ou uma pitada bem leve de pimenta baniwa.
- Sirva em seguida. Se não for servir na hora, aqueça antes de levar à mesa. O purê tende a engrossar depois de frio.
Deixe um comentário