Quiabo é coisa que não falta em casa de mineiro. Cresci comendo muito e feito do jeito mais simples: picadinho, só refogado com alho e cebola. E, claro, com baba. Aliás, eu nunca me incomodei com a baba. Achava até que tinha que ter mesmo, que era uma qualidade, e não um defeito do quiabo. Até que há poucos anos minha mãe me ensinou a fazer um quiabo grelhado divino. Quem não gosta de quiabo pode dar uma nova chance a ele: inteiro e grelhado, fica sequinho. O sabor, a textura, a experiência mudam completamente. É tão bom, mesmo sem a baba, que agora quase sempre faço assim. Quando não é grelhado, é assado em tiras com uma pastinha de alho, azeite e cominho. Mas, como meu marido não gosta de cominho, tenho feito mais a versão com limão.
O bom deste quiabo é que ele é gostoso (o limão faz toda a diferença), crocante (serve até como aperitivo) e rápido de fazer (vai inteiro para frigideira). Às vezes, eu corto só a cabeça antes de grelhar, mas não precisa. Pode usar qualquer quiabo, só é bom escolher os mais novos e menores, que ficam especialmente crocantes. Os muito grandes e mais velhos podem ficar fibrosos demais.
O preparo é tão fácil que nem chega a ser uma receita. Você vai precisar de:
quiabos inteiros
azeite
sal
limão
semente de coentro (opcional)
Se quiser, corte a cabeça do quiabo. A pontinha não precisa mesmo. Esquente uma frigideira grande em fogo médio-alto. Eu gosto de usar frigideira de ferro, mas qualquer uma serve. Quando estiver quente, acrescente um pouco de azeite. O meu toque nesta receita vem agora: torrar rapidamente umas sementes de coentro, só até elas começarem a soltar o aroma. Fica uma delícia! Se não quiser, pule essa etapa. Acrescente os quiabos inteiros na frigideira, em uma única camada, sem sobrepor. Se colocar quiabos demais, eles vão começar a cozinhar, e não vão ficar crocantes como queremos. Então, é melhor fazer só o que couber na frigideira e depois repetir. Tempere com sal e deixe grelhar por uns 3 minutos. Vire-os com uma pinça e tempere o outro lado com sal. Deixe grelhar até estarem queimadinhos, mas não torrados. Vá sacudindo a frigideira de vem em quando. Agora o pulo do gato, que transforma completamente o sabor: no final, só quando os quiabos já estiverem no ponto, esprema limão por cima. Sacuda a frigideira para os quiabos pegarem bem o sabor que vai desgrudar da frigideira com o caldinho do limão. Pronto! Passe para a travessa onde for servir e, se precisar, repita com o restante do quiabo. Outra ideia é grelhar os quiabos em espetinhos de madeira, como as robatas da culinária japonesa.
É um ótimo acompanhamento para os pratos mineiros tradicionais, como angu. A mistura de texturas fica bem interessante. Mas fica ótimo de qualquer jeito, até sozinho, inclusive como aperitivo. Pode acreditar!
Deixe um comentário