Toda vez que vou cozinhar para amigos aqui em casa, sento antes e escrevo o cardápio. Escrever coloca minhas ideias em ordem — e também minha ânsia por fazer uma dezena de pratos diferentes ao mesmo tempo. Outra vantagem de pensar um cardápio antes com papel e caneta na mão é que a gente sai escrevendo tudo o que vem à mente, sem se preocupar com regras, e depois vai ligando os pontos, dando uma identidade para aquele momento especial à mesa e evitando combinações não muito certeiras, tipo arroz de frutos do mar, bobó de camarão e purê de inhame numa mesma refeição. Os três pratos são uma delícia, mas perdem até a graça (e o sabor) quando é tudo junto e misturado assim.
Foi nesses rabiscos prévios de um jantar que pensei em fazer um siri ao leite de coco, meio moqueca, meio curry. Uma conversa boa entre Bahia e Tailândia, porque, para mim, as cozinhas tropicais falam o mesmo idioma, mesmo cada uma estando num canto do mundo. Os mesmos ingredientes, como coentro, pimenta e leite de coco, aqui fazem uma moqueca; acolá, um curry ou uma sopa bem ardida e aromática. Eu sou extremamente apaixonada por essa conexão entre cozinhas de locais e culturas tão distantes — nesse caso, uma oriental e outra vinda da miscigenação do negro, do índio e do europeu — e no fundo tão parecidas. Adoro pesquisar como a história local, os costumes, as necessidades, as tradições fazem usos tão diversos e muitas vezes tão semelhantes de alimentos que são comuns de uma mesma latitude. E foi dessa combinação de sabores baianos e tailandeses que surgiu esta receita.
Não me lembro bem o restante do cardápio da primeira vez que fiz este siri ao leite de coco, mas desde então virou um curinga aqui em casa para várias ocasiões. Faço demais, tanto quando quero um cardápio mais baiano, e aí acompanho com farofa de dendê, arroz e purê de banana-da-terra, como quando a ideia é algo mais oriental, com um tom yum de entrada (sopa típica da Tailândia, bem picante e ácida), arroz jasmim (que pode ainda ser perfumado com capim-limão ou com leite de coco) e salada de mamão verde. De todo jeito fica bom demais! Faz sucesso também como entradinha de uma festa, como se fosse uma casquinha de siri.
Digo que este siri ao leite de coco é um pouco curry tailandês porque a base é como se fosse uma pasta de curry (tem um post completo sobre isso aqui). O segredo é bater os ingredientes no pilão. Eu sei que parece demorado e, para algumas pessoas, antiquado, já que poderia ser usado o mixer ou o processador. Mas, confie em mim, a combinação dos sabores é outra quando os temperos são pilados. Eu uso pilão de madeira ou de pedra, tanto faz, os dois dão o mesmo resultado. Para esta receita, a quantidade de pasta nem é muito grande, então, a gente gasta uns 5 a 10 minutinhos, no máximo, para deixar o prato bem mais gostoso. Aqui eu uso alho, cebola, gengibre, pimenta, raiz e talos de coentro (experimente mesmo que você não goste das folhas, o sabor é bem mais suave) e sementes frescas de coentro, que são uma paixão. Para mim, elas são o sabor mais puro do frescor. São um pouco ácidas, deliciosas, muito aromáticas. Combinam demais com peixes e frutos do mar. Se você tem um pé de coentro plantado na horta, é só deixar ele crescer, dar flor e logo virão as sementes. Só elas socadas com alho já fazem um tempero maravilhoso. Se não achar as sementes frescas, pode usar as secas, que são vendidas em lojas de temperos e produtos naturais. O sabor não é o mesmo, mas fica bom demais também.
A parte baiana fica por conta dos ingredientes típicos de uma moqueca: cebola, tomate, pimentão, leite de coco (eu sei que uma moqueca baiana tem de ter dendê, mas prefiro deixar ele na farofa para não roubar a delicadeza dos sabores desse siri). Aqui eu uso cebola, tomate e pimentão picadinhos para o sabor misturar melhor no refogado. E o leite de coco, claro, é o feito em casa (já mostrei aqui) porque esse é um caminho sem volta: quem prova o leite do coco mesmo não troca pelo de garrafinha nunca mais.
O modo de fazer é bem simples. É refogar primeiro a cebola, depois juntar a pasta de curry e misturar bem. Em seguida, entram pimentão, tomate e aí é só deixar o refogado apurar bem para acrescentar o siri. Refogamos mais um pouquinho antes de provar e ajustar os sabores. Eu gosto desse prato mais picante, porque a carne do siri já é adocicada. Então, às vezes, coloco mais um pouco de pimenta picadinha ou até um molho caseiro de pimenta. No final, é só juntar o leite de coco, abaixar o fogo, para não deixar ferver, misturar bem, acrescentar coentro picado e pronto. Ah, tem um segredo aqui: antes de servir, um pouco de limão espremido levanta os sabores de um jeito incrível!
Siri ao leite de coco
Ingredients
Para a pasta de curry
- 3 dentes de alho
- 1 colher de sopa de gengibre picadinho
- 3 colheres de sopa de raiz de coentro picadinha
- 2 cebolas médias picadinhas
- 2 pimentas dedo-de-moça picadinhas (tire as sementes se quiser menos picante)
- 1 colher de sopa de semente de coentro fresca (ou seca)
Para o refogado
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola picada em cubinhos
- 4 tomates picados em cubinhos
- 2 pimentões picados em cubinhos (verde, amarelo ou vermelho, ou misturado)
- 600 g de siri desfiado
- 1 xícara de leite de coco caseiro
- coentro picado
- 1 limão espremido
Instructions
Para a pasta de curry
- Num pilão fundo, coloque o alho, o gengibre e a raiz de coentro e soque. Gosto de começar pelos ingredientes mais duros para facilitar o processo. Se quiser, pode colocar um pouco de sal para ajudar.
- Depois que já tiverem mais pastosos, adicione a cebola picadinha, a pimenta e as sementes de coentro. Bata bem até que fique numa consistência de pasta (não precisa ficar bem lisinho, mas tem que ficar o mais homogêneo possível). Reserve.
Para o refogado
- Aqueça uma panela grande, de preferência de barro ou de pedra. Quando estiver quente, adicione o azeite e, em seguida, a cebola. Refogue até que a cebola fique translúcida, sem dourar.
- Junte a pasta de curry e refogue por uns 4 minutos. Se preciso, coloque mais um pouco de azeite.
- Depois, adicione os tomates e o pimentão. Abaixe o fogo e deixe o refogado apurar.
- Acrescente o siri e incorpore bem ao refogado. Deixe cozinhar por uns 5 minutos.
- Prove e ajuste os temperos.
- Adicione o leite de coco, com o fogo baixo, misture bem e não deixe ferver. Acrescente o coentro picado e desligue o fogo.
- Esprema o caldo de um limão por cima (gosto de servir com pedaços de limão também).
Deixe um comentário