Quando começo a encontrar couves-flores bonitas na feira já vou logo me animando. Já, já vai começar a temporada de um dos vegetais que rendem mais variações de sabor, textura e preparo. Crua, é crocante e fica deliciosa como entrada ou petisco, acompanhada de pesto, por exemplo. Cozida, tem sabor bem neutro e delicado, sendo uma boa base para realçar os temperos (couve-flor cozida e alho assado fazem um purê dos deuses!). E assada, então, ganha sabores mais profundos, intensos, terrosos. Eu adoro de todos os jeitos!
Não sei bem por que, mas sempre que penso em couve-flor me lembro dos sabores da cozinha árabe. Sumac, cominho, noz-moscada, cardamomo, pimenta combinam muito bem com a couve-flor. Desta vez, me inspirei não nas especiarias, mas num prato típico na culinária marroquina para fazer um cuscuz de couve-flor superleve e que, acompanhado de legumes assados, praticamente faz a refeição completa.
Eu gosto de pratos assim porque são gostosos, fáceis de fazer e ajudam a variar os legumes de todo dia. São também versáteis, a gente pode adaptar com o que tem na geladeira e, não menos importante, são bonitos! A base do cuscuz é só couve-flor. Os floretes triturados ficam parecendo os grãos de semolina. A ideia aqui não é simplesmente usar a couve-flor para evitar o consumo do grão, mas sim explorar as possibilidades que o vegetal nos dá e ampliar o reportório de ideias e técnicas para a cozinha do dia a dia.
E olha como rende: a couve-flor triturada, que usamos como base do cuscuz, pode ser refogada com alho-poró ou com alho, salsinha e um toque de limão. Desse jeito, vira um “arroz”, que adoro servir com peixes ou moquecas. Para o refogado ficar gostoso, o ideal é drenar bem a água da couve-flor, para ela pegar os sabores e não empapar.
O charme deste cuscuz, porém, está nos legumes assados. Sou fã de vegetais ao forno; eles ganham uma camada extra de sabor que o cozimento não dá. Aqui escolhi usar alho, cenoura, abobrinha, aspargos e cebola roxa, mas poderia ser também abóbora, pimentões, berinjela, jiló, vagem, quiabo, rabanete. Como tempero, fui de limão em conserva com especiarias e ramas de cenoura. Outras ideias são hortelã, salsinha, coentro, manjericão. Enfim, é para usar o que estiver mesmo mais fresco na feira ou de bobeira na geladeira.
- 1 abobrinha
- 4 cenouras
- 8 aspargos
- 2 cebolas roxas
- 8 dentes de alho inteiros
- 6 ramos de tomilho
- 1 folha de louro
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de azeite balsâmico
- 1 colher (sobremesa) de mel (opcional)
- sal
- 1 couve-flor grande
- ½ xícara de ramas de cenoura picadas (ou salsinha, coentro)
- 2 colheres(sopa) de casca de limão-siciliano em conserva cortada em cubinhos (pode substituir por raspas de limão ou laranja)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal
- Preaqueça o forno a 200 ºC.
- Corte a abobrinha e as cenouras em palitos de mais ou menos 1,5 cm de largura. O ideal é que fiquem todos mais ou menos do mesmo tamanho.
- Com um descascador de legumes, retire o excesso de fibras dos talos dos aspargos. Corte-os ao meio.
- Descasque as cebolas e corte-as ao meio. Corte cada metade em 4 ou 5, formando pétalas grossas.
- Numa assadeira grande, junte a cenoura, a abobrinha, a cebola, os dentes de alho (pode assar com casca e espremê-la depois). O ideal é os legumes ficarem apenas sobre uma camada, sem sobreposição. Se necessário, use duas assadeiras.
- Tempere os legumes com sal e o tomilho.
- Numa tigela pequena, misture o azeite, o vinagre balsâmico e o mel (se estiver usando). Mexa bem até ficar homogêneo e regue os legumes com essa mistura.
- Leve ao forno para assar por 20 minutos.
- Acrescente os aspargos, misture bem para pegar os temperos e volte os legumes ao forno por mais 15 minutos.
- Enquanto os legumes assam, prepare o cuscuz.
- Numa tábua, vire a couve-flor de cabeça para baixo e corte os floretes. Não vamos usar os talos grossos, que podem ser reservados para um caldo de legumes, por exemplo.
- Prepare também uma tigela de água com gelo.
- Encha uma panela grande com água até a metade e leve ao fogo.
- Quando a água ferver, abaixe o fogo, junte 1 colher (sobremesa) de sal e cozinhe os floretes de couve-flor por 2 minutos.
- Escorra-os, imediatamente, e passe-os para a tigela com gelo (também funciona passar por água fria corrente) para cessar o cozimento.
- Escorra de novo os floretes e deixe-os escorrendo antes de prosseguir. É importante que eles estejam secos antes de bater.
- No processador (use a lâmina S) ou no liquidificador, bata os floretes de couve-flor até eles ficarem bem pequenos, como grãos. Se usar o liquidificador, divida a quantidade e pulse até a couve-flor ficar triturada.
- Esquente uma frigideira grande. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a couve-flor triturada.
- Refogue por 2 minutos. Junte as ramas de cenoura e a casca de limão-siciliano em cubinhos. Tempere com sal. Misture tudo e desligue o fogo.
- Passe o cuscuz para a travessa onde for servir.
- Espalhe os legumes por cima ou, se preferir, misture-os com o cuscuz.
- Sirva morno.
http://www.Beatstars.com
blog topic